6 found
Order:
See also
João Carlos Salles
Universidade Federal da Bahia
João Carlos Salles
Universidade Federal da Bahia
  1. Filosofia da Linguagem e da Lógica (Philosophy of Language and Philosophy of Logic, in Portuguese).Marcelo Carvalho, Celso Braida, João Carlos Salles & Marcelo E. Coniglio (eds.) - 2015 - ANPOF.
  2.  7
    Epistemologia e Gramática Filosófica.João Carlos Salles - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (1):111-134.
    O texto aproxima e interpreta duas análises realizadas, em 1964, por Ernest Sosa: uma relativa à noção de ‘obediência' (em texto antes de difícil acesso e agora publicado nesta Revista) e outra à noção de ‘conhecimento de que p' (em texto recolhido por Sosa em seu livro Knowledge in perspective, mas em versão parcial). Em ambos os casos, vemos a clara influência do problema de Gettier para a reflexão de Sosa. A palavra chave aqui é ‘análise', por meio da qual, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  27
    Notas sobre a teoria da normatividade télica: Um novo capítulo da epistemologia Das virtudes de Ernest Sosa.João Carlos Salles - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):195-211.
    RESUMO Ernest Sosa é um dos mais importantes filósofos da contemporaneidade. Em plena atividade há mais de cinco décadas, sua obra toma agora a forma de uma teoria da normatividade télica, com a qual Sosa pretende coroar sua procura por uma "knowledgefriendly epistemology". Pretendemos mostrar que esta nova forma teórica instala-se bem no conjunto de sua reflexão epistemológica, procurando Sosa agora, de modo ainda mais preciso, dar resposta, por exemplo, às questões decorrentes do problema de Gettier, da intencionalidade e das (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Os livros e a noite.João Carlos Salles - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):425-429.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Percepção e Cor: Nota sobre o Octaedro da Cores em Wittgenstein.João Carlos Salles - 2012 - Doispontos 9 (2).
    The perception involves a lot of enigmas, the unity between its content and form not always looking to be assured. Such enigmas are exemplified by the optical illusions, by Molyneux’s famous problem and also, as it interests us here, by the problem of the expression of colors in chromatic models, which express logical incompatibilities, but which refer to the territory of experience itself with colors and pigments. In this paper, we will distinguish two uses of Farbenoktaeder by Wittgenstein by registering (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Para uma (re)leitura das Anotações sobre as cores de Wittgenstein.João Carlos Salles - 2017 - Tópicos 34:95-120.
    As Anotações sobre as cores não têm tido o destaque merecido, pois parecem um conjunto parcialmente amorfo e desconexo, com precária estrutura de conjunto. Isso se deve, em grande medida, ao estado da edição dos textos realizada por G. E. M. Anscombe, que despreza variantes, faz sugestões equivocadas para a datação dos manuscritos, suprime parágrafos, além de ter desfigurado a Parte II, ordenando equivocadamente esses parágrafos. Uma edição bem cuidadaé necessária à recuperação de suas chaves interpretativas, permitindo-nos um roteiro claro (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark